Plano de Aulas / Ensino


                                                                     PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA
Arte-Educação
CÓDIGO
ART000
SEMESTRE
05
DEPARTAMENTO
Artes
         PRÉ-REQUISITO
  DOCENTE (S)
  Jailton Silva dos Santos
         CARGA HORÁRIA
         90 horas/aula
         VIGÊNCIA DO CURRÍCULO
         2009/2
ANO / SEMESTRE
2013/1.

EMENTA

A disciplina de Arte-Educação contempla o estudo do fenômeno artístico a partir de uma perspectiva histórico-social e sua vinculação ao espaço educativo. Por meio de um olhar dialógico, a disciplina propõe uma incursão no universo multifacetado das diversas linguagens artísticas e suas formas de expressão, privilegiando o exame de conceitos, teorias abordagens que estruturam este campo do saber. De um modo amplo, a disciplina propõe a reflexão crítica sobre a relação entre a arte na educação escolar, buscando referências nas teorias do ensino da arte, nas dinâmicas de apreciação crítica / estética, nos processos de produção de arte e contextualização histórica, promovendo o fruir, o produzir e o conhecer.

JUSTIFICATIVA

O conhecer arte vai muito além da conclusão de um curso superior na área. Este conhecimento se dá a partir do desenrolar de experiências, de apropriações físicas e cognitivas no contato com a prática da produção sensível e o estudo sobre a essência da manifestação humana no que tange a arte.

Ser professor em primeiro lugar é saber lhe dar com gente. O professor além de ser um transmissor de conhecimento, precisa conhecer e saber mediar o conhecimento, saber usar estratégias para as situações adversas da sua prática. Não apenas no que diz respeito ao contato com os alunos em sala de aula, mas o contato com a comunidade escolar de forma integral.
O professor de Arte, dotado de conhecimentos pedagógicos que são universais aos licenciados das diversas áreas de formação é também um mediador que além de dominar a prática docente precisa conhecer arte em sua essência e saber transmiti-la a ponto de levar os alunos à experiência desse conhecimento tanto no que se refere às teorias da história e crítica de arte, quanto aos experimentos práticos, às vivências de produção e fruição. O processo de formação do arte-educador não é receita de bolo. Devem-se valorizar os procedimentos acadêmicos necessários e sempre fazer paralelos significativos ás práticas de ensino, ás vivências de produção artística e de produtores da cultura regional e demais culturas existentes.
O componente curricular Arte-Educação no curso de licenciatura em Artes Visuais promove de forma significativa o conhecer arte não somente por meio da linguagem, mas no conhecer a sua essência correlacionando a experiência sensível da produção, apreciação à contextualização. A disciplina é o ápice do curso em se tratando teoricamente da vivência em sala de aula a partir das discussões históricas do ensino de Arte e seus grandes paradigmas na educação brasileira.
É de fundamental relevância que o estudante de licenciatura em Artes Visuais passe pelo processo de aprendizagem histórica e atual das práticas pedagógicas de Arte para que ele tenha ciência da realidade e do que enfrentará no futuro sem desanimar e poder inovar buscando melhorias em seu cotidiano.

CONTEÚDO

O conteúdo programático da disciplina de Arte-Educação desmembra-se em três eixos:
1º EIXO - ELEMENTOS DE TEORIA E FILOSOFIA DA ARTE:
- Concepções de arte.
- Linguagem e discurso artístico / a mimeses.
- A formação da arte e o conhecimento artístico.
- Apropriação estética: natureza morta, marina, figura humana, abstração.
- O belo, o feio e o sublime na arte.
2º EIXO – ARTE, COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE:
- Variações socioculturais na constituição da arte.
- História da arte (da pré-história à contemporaneidade)
- O artista, a obra e o público.
- O papel mediador das instituições de ensino básico e de outros canais de distribuição.
3º EIXO - A ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR:
- Histórico do ensino de Arte no Brasil.
- Fundamentos teórico-metodológicos das práticas pedagógicas de Arte.
- Didática do ensino de Arte.
- Arte-educação contemporânea.


  
OBJETIVO GERAL

Oferecer uma abordagem histórica sobre o ensino de Arte no Brasil, envolvendo diversas tematizações, práticas inerentes ao campo artístico e seu tratamento pedagógico, com vistas às suas aplicações no ambiente escolar. Objetiva-se também em oportunizar um espaço de reflexão sobre a formação de professores de Arte e a evolução das artes ao longo da história, além do direcionamento às práticas de apropriação artística, à leitura e apreciação estéticas de imagens, às relações entre arte e linguagem e arte enquanto recorte da cultura.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Contextualizar a história do ensino de Arte no Brasil e formação de professores.
  • Desenvolver entrevistas com arte-educadores.
  • Experimentar a prática de produção artística no campo das artes visuais.
  • Trabalhar leituras formais e subjetivas de imagens.
  • Contextualizar brevemente a história da arte.
  • Correlacionar às premissas básicas do ensino de Arte no que tange a Abordagem Triangular por meio de uma aula experimental.

METODOLOGIA

O processo ensino-aprendizagem acontece de forma significativa quando existe uma boa relação dialética entre estudantes e professores. Este processo se dá por meio da comunicação, da oralidade, dos gestos e das trocas cognitivas entre os mesmos.
A disciplina Arte-Educação será flexível no que se refere à teoria e a prática. Inicialmente trataremos os temas a serem explorados de maneira expositiva e dialógica dando ênfase as principais abordagens históricas do ensino de Arte no Brasil.
Em outro momento os alunos deverão praticar a Abordagem Triangular de forma prática no campo das oficinas de criações de artes visuais, leitura e apreciação estética e contextualização histórica.
Por fim, ministrarão aulas aplicando os três parâmetros de experiências em arte, buscando inovação no cenário didático-pedagógico.
Segue abaixo as especificações:
- Aulas expositivo-dialogadas.
- Delimitação prévia de grupos de trabalho (definidos de acordo com a quantidade de alunos da turma) que auxiliarão no andamento das aulas de acordo com os temas propostos.
- Exercícios práticos com abordagem de leitura e apreciação de imagens.
- Exercícios práticos de experimentação artística com aplicação de conceitos metodológicos da arte à prática educativa:
* contextualizar
* fazer
* apreciar
- Seminários para apresentação de propostas de ensino de Arte.
- Projeção de filmes, documentários e outras mídias audiovisuais.
- Visita guiada a museus, centros de arte, igrejas, circuitos etc.



AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem funciona como um registro de percurso. O ato de avaliar está diretamente inerente ao processo da educação, momento em que o processor processa por meio de observações qualitativas e quantitativas no aluno, obtendo assim um parecer, uma nota, um conceito.
Avaliar em arte compete ao professor à observação do estágio de aprendizagem do educando, valorizando os seus conhecimentos prévios e promovendo o processo de aprendizagem por meio do novo e necessário, ou seja, desenvolver inicialmente uma avaliação diagnóstica realizada a partir do levantamento prévio do perfil dos acadêmicos, suas trajetórias pessoais, suas expectativas em relação à disciplina e suas vivências estético-artísticas. Neste primeiro momento, a avaliação diagnóstica busca identificar um quadro geral de possibilidades de desenvolvimento da disciplina, de acordo com a realidade apresentada pelos acadêmicos.
Posteriormente uma avaliação formativa, a qual será desenvolvida ao logo do semestre a partir da análise do progresso dos acadêmicos frente aos conteúdos propostos, visando adequar conteúdos, realocar interesses, articular saberes e possibilitar o mapeamento das condições de assimilação dos objetivos traçados para a disciplina.
Na avaliação somativa será levado em consideração o percurso desenvolvido pelo acadêmico ao longo da disciplina, sua participação, suas iniciativas, seu envolvimento nos trabalhos propostos, sua efetiva assimilação dos conteúdos e sua dimensão crítica sobre os temas discutidos.
INSTRUMENTOS
APRENDIZAGENS
PESO
DATA
  • Apresentação de sínteses de textos
  • Livros
  • Artigos apresentados e discutidos em sala de aula
  • Análise crítica e argumentativa de filmes, documentários e outras mídias audiovisuais
  • Proposta de desenvolvimento de um plano de aula.
  • Exercícios de prática estético-artística.
  • Leitura crítica de imagens.
  • Aplicação de aula.
  • 2,0

  • 2,0


  • 2,0

  • 4,0
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REFERÊNCIAS

  • Bibliografia Básica
BARBSOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978
_________, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1996.
_________, Ana Mae (Org.) Arte-Educação Contemporânea. Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
DUARTE JÚNIOR, J. F. O Sentido dos Sentidos: A Educação (do) Sensível (5ª ed.). 5ª. ed. Curitiba: Criar Edições, 2010.
  • Bibliografia Complementar
BITTENCOURT, Cândida A. de Carvalho. Arte e Educação. Da Razão Instrumental à Racionalidade Emancipatória. São Paulo: Juruá, 2004.
COLI, Jorge. O que é arte? São Paulo: Brasiliense, 2006.
COSTA, Cristina. Questões de arte. A natureza do belo, da percepção e do prazer estético. São Paulo: Moderna, 1999.
GOMBRICH, E. H. A História da Arte. 16ª edição. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
HOUSER, Arnold. História Social da Arte e da Literatura. São Paulo: Martins Editora, 1950.

ANEXOS

Plano de Aulas
Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
 01 – 00/00/0000


Concepções de Arte I.
Analisar, interpretar e discutir capítulo 1 do livro “O que é Arte?” de Jorge Coli.
Aula expositiva dialogada.
Projetor, quadro branco, impressões e pincel atômico.
Responder questões de 1 a 10 sobre o tema.


Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
02 – 00/00/0000


Concepções de Arte II.
Assistir ao filme “Isto é Arte?” de Celso Favoretto, analisando o conceito de arte entre as principais ideias do documentário.
Audição e apreciação de vídeo.  
Projetor e caixas de som.
Discutir oralmente em equipe sobre o tema.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
03 – 00/00/0000


Linguagem e discurso artístico.
Estudar as diferentes linguagens artísticas artes visuais, dança, música, teatro a partir dos elementos da linguagem visual.
Aula prática de criação visual.
Cartolina, lápis,garrafas pet, recortes de revistas, tinta guache, pinceis entre outros materiais plásticos.
Concluir trabalho de arte visual em grupo e explicar a sua relação poética com alguma das linguagens da arte.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
04 – 00/00/0000


Linguagem e discurso artístico: a mímesis.
Estudar as relações e diferenças entre Platão e Aristóteles sobre a mímesis.
Aula expositiva dialogada.
Projetor, quadro branco e pincel atômico.
Participar oralmente.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
05 – 00/00/0000


A formação da arte e o conhecimento artístico I.
Conceituar o conhecer arte a partir de sua história de forma introdutória.
Aula expositiva.
Projetor, quadro branco e pincel atômico.

_________

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
06 – 00/00/0000


A formação da arte e o conhecimento artístico II.
Conceituar o conhecer arte a partir da produção e apreciação artística.
Aula expositiva.
Projetor, quadro branco e pincel atômico.

_________

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
07 – 00/00/0000


Apropriação estética: natureza morta, marina, figura humana, abstração I.
Desenvolver por meio do desenho com pontos (pontilhismo) elementos visuais contendo representações de natureza morta.
Aula teórica e prática: Oficina de criação visual.
Projetor, papeis diversos, caneta nanquim, carvão vegetal, lápis HB, borracha branca, prancheta etc.
Concluir composição utilizando pontos em aproximação e distanciamento.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
08 – 00/00/0000


Apropriação estética: natureza morta, marina, figura humana, abstração 2.
Desenvolver por meio do desenho com linhas, elementos visuais contendo representações de  marina.
Aula teórica e prática: Oficina de criação visual.
Projetor, papéis diversos, lápis HB, borracha branca, prancheta, tinta acrílica, guache, pastel e aquarela.
Concluir composição utilizando linhas retas, curvas, sinuosas e onduladas.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
09 – 00/00/0000


Apropriação estética: natureza morta, marina, figura humana, abstração III.
Desenvolver por meio do desenho com formas geométricas, elementos visuais contendo representações de:  figura humana.
Aula teórica e prática: Oficina de criação visual.
Projetor, papeis diversos, caneta nanquim, carvão vegetal, lápis HB, borracha branca, prancheta etc.
Concluir composição utilizando as diversas formas geométricas.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
10 – 00/00/0000


Apropriação estética: natureza morta, marina, figura humana, abstração IV.
Desenvolver por meio da pintura com cores primárias e secundárias elementos visuais contendo representações abstracionistas.
Aula teórica e prática: Oficina de criação visual.
Projetor, papéis diversos, lápis HB, borracha branca, prancheta, tinta acrílica, guache, pastel e aquarela.
Concluir composição abstrata utilizando cores primárias e secundárias.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
11 – 00/00/0000


O belo, o feio e o sublime na arte 1.
Explanar sobre a visão sobre o belo e o feio na arte de acordo com a Filosofia da Arte.
Aula expositiva dialogada.
Projetor, impressões, quadro branco e pincel atômico.
Estudo dirigido referente ao tema.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
12 – 00/00/0000


O belo, o feio e o sublime na arte 2.
Explanar sobre a visão sobre o sublime na arte de acordo com a Filosofia da Arte.
Aula expositiva dialogada.
Projetor, impressões, quadro branco e pincel atômico.
Estudo dirigido referente ao tema.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
13 – 00/00/0000


Variações socioculturais na constituição da arte 1.
Conceituar cultura, sociedade e sua diversidade.
Leitura e interpretação de texto.
Projetor, quadro branco e pincel atômico.
Participar oralmente (posicionamento crítico).

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
14 – 00/00/0000


Variações socioculturais na constituição da arte 2.
Relacionar sociedade, cultura e a formação da arte.
Leitura e interpretação de texto.
Projetor, quadro branco e pincel atômico.
Participar oralmente (posicionamento crítico).

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
15 – 00/00/0000


História da Arte I
Abordar sobre a arte na Pré-História e Antiguidade.
Aula expositiva dialogada.
Projetor, quadro branco e pincel atômico.
Criar perguntas com respostas de 1 a 5.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
16 – 00/00/0000


História da Arte II
Abordar sobre a arte gótica e renascentista.
Aula expositiva dialogada.
Projetor, quadro branco e pincel atômico.
Criar perguntas com respostas de 6 a 10.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
17 – 00/00/0000


História da Arte III
Abordar sobre a arte barroca e rococó.
Aula expositiva dialogada.
Projetor, quadro branco e pincel atômico.
Criar perguntas com respostas de 11 a 15.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
18 – 00/00/0000


História da Arte IV
Abordar sobre a arte moderna e contemporânea.
Aula expositiva dialogada.
Projetor, quadro branco e pincel atômico.
Criar perguntas com respostas de 16 a 20.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
19 – 00/00/0000


O artista, a obra e o público 1.
Conceituar e relacionar o artista, poética pessoal e obra.
Aula expositiva dialogada.
Projetor, quadro branco e pincel atômico.


Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivos Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
20 – 00/00/0000


O artista, a obra e o público 2.
Conceituar e relacionar mediação cultural, curadoria e o espectador.
Visita cultural a museu de arte.
Transporte coletivo e confirmação de visita guiada.
Observação e anotação de pontos referentes a mediação cultural, curadoria e expectador.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
21 – 00/00/0000


O papel mediador das instituições de ensino básico e de outros canais de distribuição.
Abordar e analisar sobre parâmetros na educação escolar (do Ensino Infantil ao Ensino Médio) de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996.
Aula expositiva e prática.
Impressões, quadro branco e pincel atômico.
Participar oralmente. (posicionamento crítico).

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
22 – 00/00/0000


Histórico do ensino de Arte no Brasil 1.
Introduzir a história da arte-educação no Brasil.
Aula expositiva dialogada.
Projetor, impressões, quadro branco e pincel atômico.

_________

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
23 – 00/00/0000


Histórico do ensino de Arte no Brasil 2.
Analisar principais marcos negativos do passado em arte e discutir possíveis soluções.
Aula expositiva dialogada.
Projetor, impressões, quadro branco e pincel atômico

_________

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
24 – 00/00/0000


Fundamentos teórico-metodológicos das práticas pedagógicas de Arte1.
Analisar e interpretar parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para o Ensino Fundamental no que tange a metodologia.
Aula discursiva em grupos.
Impressões, quadro branco e pincel atômico.
Criar mecanismos metodológicos para as aulas de Arte.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
25 – 00/00/0000


Fundamentos teórico-metodológicos das práticas pedagógicas de Arte 2.
Analisar e interpretar parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para o Ensino Médio no que tange a metodologia.
Aula discursiva em grupos.
Impressões, quadro branco e pincel atômico.
Criar mecanismos metodológicos para as aulas de Arte.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
26 – 00/00/0000


Didática do ensino de Arte 1.
Desenvolver aula experimental utilizando metodologia criada.
Ministração de aula pelos alunos em duplas.
Os recursos serão de escolha dos alunos.
Desenvolver aula inovadora, criativa, seguindo as normas docentes atuais.

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
27 – 00/00/0000


Didática do ensino de Arte 2.
Desenvolver aula experimental utilizando metodologia criada.
Ministração de aula pelos alunos em duplas.
Os recursos serão de escolha dos alunos.
Desenvolver aula inovadora, criativa, seguindo as normas docentes atuais

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
28 – 00/00/0000


Didática do ensino de Arte 3.
Desenvolver aula experimental utilizando metodologia criada.
Ministração de aula pelos alunos em duplas.
Os recursos serão de escolha dos alunos.
Desenvolver aula inovadora, criativa, seguindo as normas docentes atuais

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
29 – 00/00/0000


Didática do ensino de Arte 4.
Desenvolver aula experimental utilizando metodologia criada.
Ministração de aula pelos alunos em duplas.
Os recursos serão de escolha dos alunos.
Desenvolver aula inovadora, criativa, seguindo as normas docentes atuais

Nº da Aula / Data
Conteúdo
Objetivo Específico
Estratégia
Recursos
Avaliação
30 – 00/00/0000


Arte-Educação Contemporânea.
Abordar sobre as inovações, metodologias e didáticas do ensino de arte na contemporaneidade.
Aula expositiva dialogada.
Projetor, quadro branco e pincel atômico.

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